Pesquisadores apresentaram a conclusão do estudo durante 542ª Reunião Ordinária de Plenário do Cofen
Na manhã desta quarta-feira (23/6), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu pesquisadores do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB), que apresentaram um estudo realizado, em parceria com o Cofen, sobre a Prática de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária (APS): Estudo Nacional de Métodos Mistos. O objetivo do estudo é compreender as práticas profissionais dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde no Brasil.
A pesquisa é fruto da parceria entre o Cofen, a Universidade de Brasília, o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares e o Núcleo de Estudos de Saúde Pública.
A presidente do Cofen, Betânia Santos, comemorou a conclusão da pesquisa, que enfrentou obstáculos por ter sido desenvolvida durante a pandemia. “Essa pesquisa é um retrato da atuação da Enfermagem brasileira na Atenção Primária. Nosso desejo é de que os gestores tenham um olhar especial sobre a categoria e criem políticas públicas que valorizem esse trabalho tão necessário e que agora conta com dados de todos os aspectos da atuação”, disse.
Apresentação foi conduzida pelo membro do NESP/UnB José da Paz